Criada em 28/07/1970

Rua Joinville, 665 – Vila Nova
Caixa Postal 786 – CEP 89 035-200 – Blumenau – SC
Fone (47) 3323 2901/3323 2640
E-mail: [email protected]

Site: https://www.imaculadabnu.org.br/

Administrador Paroquial: Pe. Hélio Francisco Vrech
Vigário Paroquial:
Pe. João Leonardo Hoffmann

Diáconos
Diác. Artur Grosch (Emérito)
Diác. Luis Joaquim Voltolini

Comunidades
1. São Lourenço

 

—————————————————————————————————————————————————————————–

Histórico

Uma missa presidida por Pe. Frei Braz Reuter, então pároco da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, em Blumenau, Centro, marcou a fundação da comunidade católica da Vila Nova, um bairro da mesma cidade. Sr. Blásio Wanka cedeu sua casa, situada à Rua Joinville, s/n, para o evento que se realizou na data de 08 de dezembro de 1964. O objetivo do ato religioso consistia no lançamento de uma campanha de donativos, com a finalidade de adquirir terreno apropriado para a construção de uma igreja.

No dia 26 de junho de 1966, foi rezada a primeira missa no almejado terreno, já definido e adquirido. Na mesma ocasião, foi erguida uma cruz, marcando a primeira cerimônia religiosa da nascente comunidade católica.

No dia 09 de agosto de 1970, foi criada e instalada, ali, a Paróquia de mesmo nome. Na mesma ocasião, Pe. Alberto Griti foi empossado como primeiro pároco.

No dia 16 de maio de 1971, foi rezada missa solene de bênção da pedra fundamental da nova igreja. No dia 20 de janeiro de 1974, Pe. Geraldo Piesik sucedeu Pe. Griti na orientação da paróquia, como pároco. Em junho de 1986, Pe. Carlos Kiesewetter assumiu a paróquia, como pároco, substituindo Pe. Piesik. E no dia 14 de fevereiro de 1988, Pe. João Bandoch tornou-se o pároco de Nossa Senhora Imaculada Conceição, da Vila Nova, até 13 de julho de 1997. Pe. João Bachmann sucedeu-lhe. Pe. Jorge Figueiredo, no mês de agosto de 1998, foi designado pelo bispo Dom Orlando para exercer o cargo de Vigário Paroquial da Vila Nova. O atendimento pastoral era feito também a outras duas comunidades: São Lourenço, situada à Rua Frei Estanislau Schaette e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à Rua Garopaba, bairro Água Verde. Outros párocos da paróquia: Pe. Jorge Figueiredo, Frei Edgar Weist e Pe. Wanderlei Kraisch.

No espírito de uma pastoral urbana, a Paróquia sempre esteve voltada para a implantação, manutenção e evolução das Pastorais e Movimentos existentes na Diocese. A ação social da paróquia já existia desde a sua fundação. Ultimamente, esse serviço pastoral ganhou desenvolvimento substancial. Uma Cozinha Comunitária oferece refeições aos carentes da cidade. O número de freqüentadores da Cozinha ia surpreendendo pelo seu crescimento. Por isso, no início do ano de 2002, esse importante projeto assistencial ganhou do governo estadual um local mais apropriado, um prédio situado à Rua Almirante Tamandaré. Aí, depois da reforma do edifício, foi instalado o Albergue “Bom Pastor”, destinado também a pernoite temporário de mendigos, andarilhos e outros carentes, de passagem por Blumenau. Atualmente, são servidas, em média, 350 a 400 refeições diárias. Além disso, são distribuídos sacolões de mantimentos, roupas, calçados, produtos de higiene pessoal e pães produzidos na própria padaria. Tudo é fruto da generosidade de pessoas e empresas parceiras do projeto assistencial. Igualmente, os diversos serviços na Cozinha e no Albergue são desempenhados por voluntários e voluntárias. É admirável o número de pessoas que, voluntariamente, se dedicam aos diversos projetos evangelizadores.

Existem também outras pastorais e movimentos na paróquia, de suma importância, tais como: PASTORAL VOCACIONAL, PASTORAL FAMILIAR, PASTORAL LITÚRGICA, PASTORAL DA JUVENTUDE, PASTORAL DO DÍZIMO, CATEQUESE DE PRIMEIRA EUCARISTIA, CRISMAL, BATISMAL E NOIVOS, GRUPOS DE REFLEXÃO, RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC), APOSTOLADO DA ORAÇÃO, MOVIMENTO LAREIRA, CLUBE DE MÃES.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário