Diocese dos girassóis – Artigo de Pe. Raul Kestring publicado no Jornal de Santa Catarina, edição de 14/11/2001

No dia 24 de junho de 2001 houve a celebração eucarística alusiva à passagem do primeiro ano da criação e instalação da Diocese de Blumenau. Da viva e esmerada liturgia, realizada na Catedral, ficou forte lembrança daquela menina, também de um ano de idade, trazida por seus jovens pais até o bispo dom Angélico, que…

“Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.“ (Mt 10,40) | Palavra de Vida Junho de 2020

O EVANGELHO de Mateus descreve neste capítulo a escolha que Jesus faz dos Doze e o envio deles para anunciar a sua mensagem. Eles são nomeados um a um, sinal do relacionamento pessoal que construíram com o Mestre, uma vez que o seguiram desde o início da sua missão. Conheceram o seu estilo, caracterizado sobretudo…

“Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles: isto é a Lei e os Profetas (Mt 7,12).” – Palavra de Vida Março 2020

“Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles: isto é a Lei e os Profetas.” – Palavra de Vida Março 2020 (Mt 7,12) Quantas vezes, diante das decisões importantes da vida, já procuramos uma bússola segura que nos pudesse indicar o caminho a ser seguido? E nos perguntamos, como…

“O pai do menino exclamou: ‘Eu creio, mas ajuda-me na minha falta de fé.’” – Palavra de Vida Fevereiro de 2020

Jesus está a caminho para Jerusalém, acompanhado pelos seus discípulos. Já começou a prepará-los para o desenlace decisivo: a rejeição por parte das autoridades religiosas, a condenação à morte por parte dos romanos e a crucifixão, que será seguida pela ressurreição. Para Pedro e os outros que seguiram Jesus, é um assunto difícil de entender,…

“Mostraram extraordinária gentileza para conosco” (Atos 27,18-28,10) | Palavra de Vida Janeiro de 2020

“Mostraram extraordinária gentileza para conosco” (Atos 27,18-28,10) Duzentos e setenta e seis náufragos chegam à costa de uma ilha do Mediterrâneo, depois de ficarem duas semanas à deriva. Estão encharcados, extenuados, aterrorizados. Experimentaram a impotência diante das forças da natureza e encararam a morte de frente. Entre eles, está um prisioneiro que viajava para Roma,…

“Bem-aventurados os que não viram e creram!” (Jo 20,29) – Palavra de vida abril 2020

O EVANGELHO de João descreve os encontros que os apóstolos, Maria Madalena e outros discípulos tiveram com Jesus Ressuscitado. Ele se apresenta várias vezes, com as marcas da crucifixão, a fim de abrir de novo seus corações para a alegria e a esperança. Em uma dessas ocasiões, o apóstolo Tomé está ausente. Os outros, que…

“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. | Palavra de Vida Dezembro 2019

Nesta passagem do Evangelho de Mateus, Jesus prepara os discípulos para a sua volta definitiva e inesperada, que os pegará de surpresa. Também naquela época histórica havia muitas dificuldades, guerras, sofrimentos de todo tipo. Para o povo de Israel, a esperança se baseava na intervenção do Senhor, que haveria de pôr fim às lágrimas. Por…

“Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” | Palavra de Vida Novembro 2019

Depois de ter demonstrado aos cristãos de Roma os grandes presentes que Deus deu à humanidade com a pessoa de Jesus e o dom do Espírito Santo, o apóstolo Paulo dá indicações sobre o modo de responder à graça recebida, especialmente nas relações entre os próprios cristãos e deles com todos os outros. Paulo convida…

«Guarda o precioso bem a ti confiado com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós” (2Tm 1,14) – Palavra de vida para o mês de outubro 2019

O apóstolo Paulo escreve a Timóteo, seu “filho na fé” (1), com o qual partilhou a sua atividade evangelizadora e a quem confiou a comunidade de Éfeso, na Turquia. Sentindo que a morte se aproximava, Paulo encoraja Timóteo nessa sua árdua missão de guia. Com efeito, Timóteo recebeu um “precioso bem”, ou seja, o depósito…

Palavra de Vida – setembro 2019: «Consolai-vos uns aos outros e edificai-vos reciprocamente» (1Ts 5,11).

Palavra de Vida – setembro 2019: «Consolai-vos uns aos outros e edificai-vos reciprocamente» (1Ts 5,11).   O apóstolo Paulo escreve à comunidade cristã de Tessalônica, comunidade que nasceu através dele. Já não poderá voltar àquela cidade, porque teve de fugir de lá, devido a grandes dificuldades e perseguições. Contudo, com as suas cartas, Paulo continua…