«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas» – São Máximo o Confessor (c. 580-662), monge, teólogo Centúria sobre o amor IV, 16-18, 23-24

33º Domingo Do Tempo Comum 17 de Novembro de 2019 1ª semana do Saltério. Ofício dominical comum. Missa pr.: Gl, Cr, Pf dos domingos cms. Cor: Verde Evangelho – Lc 21,5-19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,5-19 Naquele tempo: 5 Algumas pessoas comentavam…

Reflexão para o XXXIII Domingo do Tempo Comum – Para que a justiça triunfe ainda neste mundo, será necessário que trabalhemos com fé, esperando uma sociedade nascida do trabalho daqueles que atuam em seu favor e da liberdade”

“Cidade do Vaticano “Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, trazendo salvação em suas asas.” Esta frase de Malaquias nos garante a vitória final em que, apesar de vermos o triunfo do mal, o bem será o triunfador. Mas para que a justiça triunfe ainda neste mundo, será necessário que…

33° Domingo do Tempo Comum: É preciso seguir caminhando. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida (Lc 21,19) – Reflexão de Pe. Osmar Debatin

LEITURAS 1ª leitura: Ml 3,19-20a = Nascerá para vós o sol da justiça Salmo Responsorial: Sl 97 = O Senhor julgará a terra inteira com justiça! 2ª leitura: 2Ts 3,7-12 = Quem não quiser trabalhar, também não deve comer Evangelho: Lc 21,5-19 = É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! 1 – A normalidade…

«Creio na ressurreição da carne» – Catecismo da Igreja Católica §989-993

32º Domingo Do Tempo Comum – 10 de Novembro de 2019 4ª semana do Saltério. Ofício dominical comum. Missa: Pr, Gl, Cr, Pf dos domingos comuns. Cor: Verde Evangelho – Lc 20,27-38 Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 20,27-38 Naquele tempo: 27 Aproximaram-se de…

Reflexão para o 32º Domingo comum: viver como ressuscitados, apesar dos sofrimentos cotidianos

Os que passam pela morte ganham a filiação da Vida, de Deus, e alcançam a vida plena, sem limites, porque são filhos de Deus, da imortalidade e da plenitude do Amor. Temos uma vida e a amamos muito, mesmo vivendo em situações difíceis. É bom viver! Contudo, tendo uma vida feliz, realizada, ou ao contrário,…

32º domingo Comum: Deus dos vivos – Comentário de Pe. Osmar Debatin

Aproxima-se o final do ano litúrgico. A Liturgia nos oferece a oportunidade de aprofundar uma verdade importante de nossa fé: “Eu creio na Ressurreição dos mortos”. Os primeiros livros da Bíblia não falam claramente da Ressurreição dos mortos. Só mais tarde, começou-se a falar em Israel de um despertar daqueles que estão dormindo no pó…

Reflexão para a Solenidade do Todos os Santos – Quando falamos de santos, estamos tendo como referencial o Santo, por excelência, Deus.

Padre César Augusto dos Santos – Cidade do Vaticano A Igreja no Brasil celebra, neste domingo, o Dia de Todos os Santos. Fomos criados à imagem do Santo, isto é, de Deus. Sendo assim nosso modo de ser e de pensar é afinado com o modo de pensar e de agir de Deus. O contrário…

Com todos os santos – Beato Jan van Ruysbroeck (1293-1381), Cônego regular «Os sete graus do Amor»

Evangelho – Mt 5,1-12a Bem-aventurados os pobres em espírito. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a Naquele tempo:: 1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 ‘Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados…

O coração divino atraído pela nossa miséria – Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301) monja beneditina O Arauto, livro III, SC 143

30º Domingo Do Tempo Comum 27 de Outubro de 2019 2ª semana do Saltério. Ofício dominical comum. Missa pr: Gl, Cr, Pf dos domingos cms.Cor: Verde Evangelho – Lc 18,9-14 O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,9-14: Naquele tempo 9 Jesus…

Reflexão para o 30º Domingo do Tempo Comum – “Jamais seremos perfeitos e tudo o que fizermos de bom será realizado com a ajuda da graça de Deus”.

Cidade do Vaticano A parábola que o Senhor nos relata neste domingo fala de dois homens que vão rezar no Templo de Jerusalém. Os dois são filhos de Deus e os dois sentiram um apelo à oração, por isso podemos dizer que foram chamados a se encontrar com Ele. Mas quem são esses homens? Um…

Oremos sem cessar para descobrirmos o esplendor do seu Reino – Hesíquio do Sinai dito de Batos, por vezes assimilado a Hesíquio, sacerdote de Jerusalém (séc. V?), monge «Sobre a sobriedade e a vigilância», 91, 106, 107, 149, 203

No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV.…