Reflexão para o III Domingo do Tempo Comum – 26 de janeiro d3 2020 – “Vivamos nossa vocação de luz. Sejamos construtores da paz, de uma sociedade alicerçada no amor e no perdão.”

O Pe. Cesar Augusto dos Santos traz na reflexão para este domingo mais um impulso para viver nossa vocação de luz: “é Deus companheiro, o Deus visitador, aquele que solicita nossa companhia, nosso trabalho, nossa amizade. Ele nos quer como colaboradores em sua missão de luz que destrói as trevas”. E reforça: “vivamos nossa vocação…

«Para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou» – São Columbano (563-615) monge, fundador de mosteiros 12.ª Instrução espiritual, 2-3

3º Domingo Do Tempo Comum 26 de Janeiro de 2020 Verde. 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM. 3ª semana do Saltério. Ofício dominical comum. Missa pr.: Gl, Cr, Pf dos domingos comuns. Cor: Verde Evangelho – Mt 4,12-23 Foi morar em Cafarnaum, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías. + Proclamaçóo do Evangelho…

Reflexão para o 2º Domingo do Tempo Comum – Paulo fala de sua vocação, do chamado pessoal feito a ele por Deus, para anunciá-lo onde jamais foi conhecido.

Reflexão do Padre Cesar Augusto dos Santos Neste domingo a liturgia nos convida a refletirmos sobre nossa vocação. A leitura do Profeta Isaías fala da vocação do Servo do Senhor, escolhido por Deus desde o seio materno para cumprir uma missão muito importante. Acontece que, logo no início, vemos que esse servo não é uma…

Reflexão sobre a liturgia da Festa do Batismo do Senhor – Site Vaticano, 12 de janeiro de 2020

Ser batizado é ter um coração misericordioso e integrador, como o de Jesus. De acordo com esse coração que é reflexo do amor do Pai, justiça não é manter as pessoas excluídas por causa de seus erros, mas justiça é transformá-las em filhas de Deus, assim como aconteceu e acontece com cada um de nós…

«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu» – Catecismo da Igreja Católica § 695

Batismo do Senhor do Natal 12 de Janeiro de 2020 Ofício festivo próprio. Missa própria: Gl, Cr, Pf próprio. Cor: Branco Evangelho – Mt 3,13-17 Depois de ser batizado, Jesus viu o Espírito de Deus pousando sobre Ele. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 3,13-17: Naquele tempo: 13 Jesus veio da Galiléia…

Reflexão para a Festa da Sagrada Família – A Família de Nazaré nos ensina a cristianizar a família pós moderna, recolocando Deus ao centro para reencontrar a verdadeira felicidade.

Padre César Augusto dos Santos SJ – Cidade do Vaticano O perdão dos pecados acontece por causa de uma atitude de amor para com os pais, pois o lar, Igreja doméstica, voltou a ser o local do encontro com Deus. A misericórdia em todos os relacionamentos, mas especialmente para com os pais, está em referência…

«Pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados» – São Beda o Venerável (c. 673-735), monge beneditino, doutor da Igreja Homilias para a Vigília do Natal, 5; CCL 122, 32-36

4º Domingo do Advento 22 de Dezembro de 2019 4ª semana do Saltério. Ofício dominical do Advento. Antífona do Magnifi cat: O Rex gentium. Missa pr. (sem Gl): Cr, Pf do Advento II A. Cor: Roxo Evangelho – Mt 1,18-24 Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. + Proclamação do…

Reflexão para o IV Domingo do Advento – “Ser pobre é abrir mão dos bens deste mundo, de seus privilégios, quando as riquezas se contrapõem à vontade de Deus.”

Cidade do Vaticano A primeira leitura, extraída de Miquéias, nos fala que o poder será popular e não mais aristocrático. Deus manterá sua fidelidade à Casa de Davi quando escolheu o caçula de Jessé para ser um grande rei de Israel. Davi, não só venceu o opressor ao derrotar Golias apenas com uma pedrada, mas…

III Domingo do Advento: Domingo da Alegria – Comentário ao Evangelho (Rádio Vaticano)

Como ser feliz no meio de tanta injustiça, com tantos desafetos e traições? Como ser alegre numa sociedade do descartável, onde as pessoas valem o que possuem? De qualquer modo, o profeta Isaías insiste: “Alegre-se!” Pe. Rafhael Silva Maciel – Presbítero da Arquidiocese de Fortaleza e Mestrando em Liturgia Chegamos ao III domingo do Advento,…

«Na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem» – São Bernardo (1091-1153) monge cisterciense, doutor da Igreja Sermões 4 e 5 para o Advento

1º Domingo do Advento 1 de Dezembro de 2019 1ª semana do Saltério. Ofício dominical do Advento. Missa pr.: (sem Gl), Cr, Pf do Advento I. Cor: Roxo Evangelho – Mt 24,37-44 Ficai atentos e preparados! + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 24,37-44: Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37 ‘A…

«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas» – São Máximo o Confessor (c. 580-662), monge, teólogo Centúria sobre o amor IV, 16-18, 23-24

33º Domingo Do Tempo Comum 17 de Novembro de 2019 1ª semana do Saltério. Ofício dominical comum. Missa pr.: Gl, Cr, Pf dos domingos cms. Cor: Verde Evangelho – Lc 21,5-19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,5-19 Naquele tempo: 5 Algumas pessoas comentavam…