Santo João Clímaco Confessor (579-649), celebrado hoje, 30, roga por todos nós, pela nossa saúde e a de todos os nossos irmãos e irmãs!

O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica. Já no…

«Ele que era de condição divina […] despojou-se a Si mesmo, tomando a condição de servo» (Fl 2,6-7) – Isaac da Estrela (?-c. 1171) monge cisterciense Sermão 12

2ª-feira da 5ª Semana da Quaresma 30 de Março de 2020 Cor: Roxo Evangelho – Jo 8,1-11 ‘Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.’ + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 8,1-11: Naquele tempo: 1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou de…

Santo Segundo de Asti (+119), celebrado hoje, 29, roga por todos nós e afasta de nós o flagelo do coronavírus

Santo Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século I e profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos, quantos pudesse. Consta dos registros da Igreja, que…

«Lázaro, sai para fora» – São Gregório de Nazianzo (330-390) bispo, doutor da Igreja Sermão sobre o Santo Batismo

5º Domingo da Quaresma 29 de Março de 2020 Cor: Roxo Evangelho – Jo 11,1-45 Eu sou a ressurreição e a vida. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 11,1-45: Naquele tempo: 1 Havia um doente, Lázaro, que era de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2 Maria era…

Reflexão para V Domingo da Quaresma – Ele disse: “ Quem crê em mim, ainda que morra viverá, e quem vive e crê em mim, não morrerá para sempre.”

Padre Cesar Augusto dos Santos, SJ “Senhor como fonte da Vida” O tema da liturgia deste domingo é o Senhor como fonte da Vida, como a própria Vida. Este relato é uma catequese sobre a ressurreição. Faz parte do tradicionalmente chamado Livro dos Sinais, do qual é o sétimo e o último sinal realizado por…

Santo Xisto III, Papa (+440), celebrado hoje, 28, roga por todos nós e livra-nos do coronavírus!

Santo Xisto chegou a adotar uma posição neutra na controvérsia entre pelagianos e semipelagianos do sul da Gália, especialmente contra Cassiano, sendo advertido pelo papa Zózimo. Mas reconheceu o seu erro, com a ajuda de Agostinho, bispo de Hipona, que combatia arduamente aquela heresia, e que lhe escrevia regularmente. Tornando-se papa em 432, Xisto III…

Pela sua Cruz, Cristo reúne os homens divididos e dispersos – Concílio Vaticano II Constituição dogmática sobre a Igreja «Lumen Gentium», § 9

Sábado da 4ª Semana da Quaresma 28 de Março de 2020 Cor: Roxo Evangelho – Jo 7,40-53 Porventura o Messias virá da Galiléia? + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,40-53: Naquele tempo: 40 Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: ‘Este é, verdadeiramente, o Profeta.’ 41 Outros…

«Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão» – São João da Cruz (1542-1591) carmelita descalço, doutor da Igreja Cântico espiritual, estrofe 1 (Obras Completas, Ed. Carmelo, 2005)

6ª-feira da 4ª Semana da Quaresma 27 de Março de 2020 Cor: Roxo Evangelho – Jo 7,1-2.10.25-30 Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30: Naquele tempo: 1 Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.…

Santo Ruperto, Bispo e Confessor (+718), celebrado hoje, 27, roga por todos nós e livra-nos do coronavírus!

Sua família tinha origem na Casa Real merovíngia e Ruperto era um nobre descendente dos condes que dominavam a região do médio e do alto Reno, rio que percorre os Alpes europeus. Os Rupertinos eram parentes dos Carolíngios e o centro de suas atividades estava em Worms, onde Ruperto recebeu sua formação junto aos monges…

«Se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis em Mim, pois ele escreveu a meu respeito» – São João Crisóstomo (c. 345-407) presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja 2.º Sermão sobre o Gênesis

5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma 26 de Março de 2020 Cor: Roxo Evangelho – Jo 5,31-47 Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,31-47 Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31 Se eu der testemunho de mim mesmo, meu…