DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo: Cortado; Primeiro campo de azul, com um crancelin posto em faixa (secção de coroa) formado de duas flores-de-lis de ouro e quatro pérolas, situado no contrachefe deste campo.

Segundo campo, de verde semeado de flores de ouro e de prata.

Brocante sobre as campos, a torre da nova Catedral Diocesana, encimada por uma cruzeta e assente sobre três degraus sendo toda dourada e, abaixo da cruzeta três círculos abertos de azul, carregando cada um, um sino de ouro. O portal da Catedral é de vermelho com uma espada de prata, guarnecida de ouro, tendo a lâmina voltada para cima e, ocupando a meia portada superior.

Insignias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ornada por uma cruzeta de prata sobre sua fronte. Do interior da Mitra descem dois filetes dourados e forrados de vermelho. Por trás do escudo, estão, uma Cruz Processional posta em banda e um Báculo posto em barra, ambos dourados.

COMENTÁRIO SIMBÓLICO

O campo azul, celestial, do plano espiritual-transcendental do Projeto de Deus, e, juntamente com a coroa em faixa, que é o crancelin, formado por flores-de-lis, retratam Nossa Senhora. Esta citação Mariana, traduz a Mãe do Criador e da Igreja, Rainha dos Universos, Advogada nossa e Guia da Nova Evangelização, principal Missão Diocesana.

O campo verde com as flores alude ao topônimo Blumenau, campo de flores.

Destaca-se no conjunto heráldico, a torre e a portada da nova Catedral da Diocese, com a porta de vermelho, do Amor Caridade, daqueles que nela ingressam. Completa a porta da torre, uma espada que a ocupa pela metade superior, com a lâmina voltada para cima e é o símbolo clássico de São Paulo Apóstolo, Padroeiro da Catedral e da Diocese, Mártir da Fé em Cristo, para seu melhor serviço Eclesiástico.

Salvador, 20 de março de 2009

Victor Hugo Carneiro Lopes

Imagens do brasão em alguns formatos

Colorido

Formato jpg – 1800×1800 clique aqui

Formato png (transparente) – 1800×1800 clique aqui

Preto e Branco – Linhas

Formato jpg – 1800×1800 clique aqui

Formato png (transparente) – 1800×1800 clique aqui

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário