Comunidade Paroquial Cristo Rei, Blumenau – Interessante iniciativa catequética

Quarta-feira, 06 de junho. À porta da igreja matriz Cristo Rei, paramentado para a missa, marcada para as 19h30, acolhia as famílias que iam chegando para terminar o seu dia com a Eucaristia. Uns quinze minutos antes começaram a chegar também turmas de Catequese de Eucaristia e Crisma, com suas/seus catequistas. Uns mais buliçosos, outros…

Colômbia: Territórios indígenas como unidades equivalentes a municípios

No mês de abril, o governo do presidente de Juan Manuel Santos, da Colômbia, publicou decisão histórica que reconhece as autoridades indígenas como governos locais em três departamentos (Estados) da Amazônia colombiana: Guania, Vaupes e Amazonas. Nas terras indígenas, essas autoridades terão posição equivalente ao de prefeituras, com status de divisão político administrativa.

O fruto do discípulo é o amor – Comentário do Pe. Osmar Debatin à Liturgia da Palavra do 6º Domingo da Pàscoa

1ª Leitura: At 10,25-26.34-35.44-48 2ª Leitura: 1Jo 4,7-10 Evangelho: Jo 15,9-17 O FRUTO DO DISCÍPULO É O AMOR   Neste domingo, a liturgia proclama, na 2ª leitura, a palavra do apóstolo João: “Deus é amor”. E o evangelho – continuação de domingo passado – apresenta Deus como a fonte do amor que animou Jesus a…

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018 – Roteiro da Celebração de Abertura

Celebração de Abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018   A MÃO DE DEUS NOS UNE E LIBERTA (Êx 15,1-21)   A: Animador           D: Dirigente          L: Leitor             T: Todos REUNINDO A ASSEMBLEIA Durante o canto inicial, entram os que vão dirigir a celebração. Em sinal de unidade entram de mãos dadas, para representar…

“Expedito” ficou sendo o nome do comandante, apelido dado por exprimir perfeitamente o traço dominante de seu caráter: a presteza e a prontidão com que agia e se portava, então, no cumprimento de seu dever de estado e, também, na defesa da religião que professava: Santo Expedito (+330), celebrado dia 19, roga por todos nós!

Expedito, era chefe da 12ª Legião romana, então estabelecida em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Ocupava esse alto posto porque o imperador Diocleciano tinha-se mostrado, no começo de seu reinado, favorável aos cristãos, confiando-lhes postos importantes na administração e no exército. Essa legião era conhecida como a “Fulminante”, nome que lhe…

A liturgia do 3º Domingo da Páscoa – Pe. Osmar Debatin

1ª Leitura: At 3,13-15.17-19 2ª Leitura: 1Jo 2,1-5ª Evangelho: Lc 24,35-48 SER TESTEMUNHA DO RESSUSCITADO   Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar a sua obra salvadora iniciada por Cristo. Eles continuam tendo muitas dúvidas. Cristo vai ao encontro deles,…

Edificante história de vida com superação de não pequena dor – Santa Liduína (Lidvina) (1380-1433), celebrada hoje, 14, roga por todos nós!

Lidvina nasceu em Schiedan, Holanda, em 1380, numa família humilde e caridosa. Ainda criança, recolhia alimentos e roupas para os pobres e doentes abandonados. Até os quinze anos, Liduína era uma menina como todas as demais. Porém, no inverno daquele ano, sua vida mudou completamente. Com um grupo de amigos foi patinar no gelo e,…

A nova exortação apostólica do Papa Francisco – Pequeno resumo e a sua íntegra

Nós nos tornamos santos vivendo as bem-aventuranças, o caminho principal porque “contra a corrente” em relação à direção do mundo. O chamado à santidade é para todos, porque a Igreja sempre ensinou que é um chamado universal e possível a qualquer um, como demonstrado pelos muitos santos “da porta ao lado”. A vida de santidade…